top of page
Buscar

Receita leve e saborosa de Salmão com shimeji

  • Foto do escritor: danythass
    danythass
  • 17 de fev. de 2022
  • 3 min de leitura

Você que busca equilíbrio e praticidade na cozinha do dia a dia e não abre mão do sabor, vem conhecer esta receita incrível que vai dar água na boca. Você vai precisar de:

  1. filé de salmão (150g aproximadamente)

  2. 250g de shimeji

  3. manteiga

  4. shoyo

  5. Saladinha para acompanhar: folhas (alface americana, rúcula, etc.), tomate e cenoura

  6. Forma retangular (assadeira)

  7. Papel alumínio

A praticidade na cozinha começa quando você PLANEJA o que vai fazer e quais etapas levam mais e menos tempo. Então aqui a dica especial é: comece sempre pelo que demora mais ou que levará mais tempo para ficar pronto.


Como faremos o shimeji no forno, minha dica aqui é acenda o forno e vai separando as coisas que irá usar para cozinhar. Assim o forno estará quente quando você precisar.


Então vamos lá... forno esquentando, itens separados, VAMOS COZINHAR!

Salmão com shimeji e salada

Pegue a forma/assadeira e dentro dela abra uma folha de alumínio em um tamanho que você consiga fazer uma pequena trouxinha. Feito isso, deixe a trouxinha aberta, pegue o shimeji e separe todos os cogumelos do caule e coloque dentro da trouxinha. Acrescente uma colher (generosa) de manteiga (eu costumo cortar quadradinhos pequenos e espalhar por cima do shimeji) e então acrescente também duas colheres de shoyo. Se você usar o shoyo normal, coloque também uma colher de água (potável). Se for o shoyo light não precisa. Feche então a trouxinha e leve ao forno por 15 minutos.


Enquanto o shimeji está no forno, vamos preparar o salmão. Pegue uma frigideira, leve ao fogo, coloque um fio de azeite e uma colher (generosa) de manteiga. Antes de levar o salmão para a frigideira, coloque um pouco de sal por cima. Quando a manteiga da frigideira estiver toda derretida e começar a fazer um barulho de estalinhos é que a temperatura está boa. Assim, pegue o salmão e coloque-o na frigideira de cabeça pra baixo (lado da pele do salmão virada pra cima). Quando dourar a parte de baixo, vire-o de lado. Quando dourar, vire para o outro lado. E por ultimo a parte onde fica a pele. Isso irá deixar a panela quente o suficiente para deixar a pele fina e crocante! E dica de ouro: terminou de dourar todos os lados, desligue o fogo e deixe o peixe na panela e coloque uma tampa. Assim você garante que o meio do peixe também fique no ponto certo e a crocância da pele se mantenha.


O tempo que você levou para preparar o salmão, provavelmente o seu shimeji também já tenha ficado pronto. Caso tenha dúvida, pegue a forma com luvas (cuidado, estará quente), abra a trouxinha do papel alumínio e veja se o shimeji está molinho. Caso tenha dúvida ainda, deixe a trouxinha aberta e volte por mais alguns minutinhos ao forno. O ponto certo é a manteiga derreter por completo, o shoyo envolver todo o shimeji e o shimeji estar molinho e saboroso.


Com nossos protagonistas prontos, agora é hora de montar o prato. Coloque o salmão e o shimeji lado a lado e capriche na salada, tempere com sal e um bom azeite. Aqui eu acrescentei também granola salgada. Fica a dica especial: com uma boa granola salgada e um bom azeite, qualquer salada fica irresistível!


Este prato é uma boa pedida para um almoço prático e rápido, cheio de leveza. E também para um jantar especial e aí você pode acrescentar a salada pedacinhos de queijo roquefort. Para harmonizar sugiro um vinho branco Torrontés Zuccardi. Bom apetite!

Veja mais no setor de vinhos
Vinho branco Torrontés Familia Zuccardi

Se aventurar na cozinha é prazer, bem estar e bem querer. Faça esse bem para você!



Post: Blog2_Post
bottom of page